Fale Conosco
Home / Blog / Vacinação contra influenza: quais os benefícios?

Vacinação contra influenza: quais os benefícios?

Atendimento / Vacinas / 18 de Oct de 2022

A gripe é uma doença bastante conhecida no território brasileiro, sendo uma das mais ativas nas campanhas de vacinação. A gripe é uma infecção aguda no sistema respiratório, provocada pelo vírus Influenza, e possui alto potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, sendo os tipos A e B os responsáveis pelas epidemias sazonais e boa parte das internações do país.

Por se tratar de um vírus que aumenta sua propagação em determinadas épocas do ano e apresenta alto poder de mutação, é necessário tomar vacina contra gripe anualmente para garantir a imunização, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão mais suscetíveis à contaminação.

Dessa forma, incentivar a vacinação contra a gripe (Influenza) é fundamental, pois diminui os índices de contaminação e protege não só o indivíduo, mas toda a comunidade. Pensando nisso, preparamos esse artigo para falar dos benefícios da vacinação contra a gripe e quando você deve se vacinar. Não deixe de concluir a leitura.

Quais os tipos de gripe?

Como vimos, o vírus da influenza é distribuído em quatro grupos: A, B, C e D. Vejamos detalhadamente a seguir:

Tipo A: pode ser encontrado em várias espécies de animais, além dos seres humanos, sendo classificado em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

Tipo B: infecta exclusivamente seres humanos, sendo dividido em linhagens B/Yamagata e B/Victoria.

Tipo C: infecta humanos e suínos, sendo pouco detectado e geralmente causando infecções leves.

Tipo D: foi isolado nos Estados Unidos (EUA) em suínos e bovinos e geralmente não infectam ou causam doenças em humanos.

Quais os principais sintomas da gripe?

Entre os principais sintomas após a contaminação estão febre, dor de garganta, secreção nasal, olhos lacrimejantes, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, diarreia e cansaço físico. Em casos mais graves o indivíduo pode apresentar pneumonia e evoluir com insuficiência respiratória, eventualmente com necessidade de internação, eventualmente podendo evoluir a óbito.

Em caso de sintomas, o ideal é procurar um médico para receber as indicações e medicamentos necessários para o tratamento da doença.

mulher com sintomas de gripe

Como prevenir?

A forma mais eficaz de se prevenir é através da vacinação. As constantes mutações dos vírus Influenza requer um monitoramento global e uma frequente reformulação da vacina contra a gripe. Por isso, anualmente acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, reforçando a importância de se vacinar e garantir imunização contra essas variantes.

Além da vacinação, os cuidados com a higienização no dia a dia diminuem a chance de contaminação, como lavar as mãos frequentemente e fazer uso de álcool em gel; não encostar na boca ou nariz após tocar em ambientes de uso público; manter o ambiente de trabalho ou descanso ventilado; cobrir a boca ao tossir e espirrar etc.

Para quem é indicada a vacina contra a gripe?

Devido a variação do vírus, a formulação da vacina contra a gripe recebe algumas modificações, sendo distribuída de acordo com os grupos prioritários, seja por questões de idade, saúde ou profissão. Ela protege contra o vírus da Influenza e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias, que ocorrem em casos de complicações da gripe.

Todas as crianças acima de 6 meses, adolescentes, adultos e idosos devem ser vacinados. Os grupos prioritários para as campanhas públicas de vacinação são:

  • Crianças de seis meses a menores de seis anos 
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Puérperas até 45 dias após o parto;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Povos indígenas a partir dos seis meses de idade;
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Força de segurança e salvamento;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas
  • Especiais independem da idade.

Quais os benefícios da vacina da gripe?

Como comprovado, a vacina é a única maneira de prevenir a gripe, sendo capaz de reduzir amplamente a chance de desenvolver uma nova variante da doença e diminuir os sintomas.

Os principais benefícios são:

1. Combater todos os tipos de gripe

A vacina da gripe é eficaz contra todos os tipos de gripe: H3N2, H1N1 e Influenza B.

2. Diminuir o risco de hospitalização

É comprovado que, após a vacinação, os sintomas de contaminação são mínimos e não geram maiores complicações.

3. Salvar Vidas

Está mais do que comprovado o quanto as vacinas são importantes para controlar epidemias e salvar vidas. No caso da vacina contra a influenza, são evitadas complicações respiratórias que podem levar o paciente a óbito.

Existem contraindicações?

A vacina da gripe é segura e pode ser adquirida pela maioria das pessoas, com exceção apenas dos indivíduos que apresentam alergia a um de seus componentes.

Quantas doses são necessárias?

A vacina deve ser tomada anualmente. O número de doses e o volume são estabelecidos de acordo com a faixa etária de cada indivíduo: crianças de 6 meses a 9 anos de idade que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar 2 doses, com intervalo mínimo de 3 semanas. A partir daí é necessária apenas uma dose anual.

Para crianças a partir de 9 anos de idade e para adultos é necessário apenas uma dose, repetida anualmente.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco