Fale Conosco
Home / Blog / Vacinação ocupacional: entenda a sua importância!

Vacinação ocupacional: entenda a sua importância!

Atendimento / Vacinas / 10 de Aug de 2021

Conhecida como uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, a vacina tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico do organismo à medida que o faz desenvolver defesas — os chamados anticorpos — contra algumas enfermidades. 

Sua importância está focada, não apenas na questão da proteção individual, mas também na imunidade coletiva. Quando toda ou boa parte da população está vacinada, a propagação em massa de doenças são interrompidas, melhorando a qualidade de vida e a saúde das pessoas.

No caso da vacinação ocupacional, esta tem sido uma iniciativa de bastante relevância no que toca à preocupação das organizações para com a saúde e bem-estar dos empregados. 

Trata-se de um investimento que visa comprometimento e cuidado, pois, assim, as empresas têm em seu quadro de funcionários profissionais saudáveis e motivados, evitando situações como absenteísmo (ausência no trabalho) ou altos gastos com planos de saúde.

É por isso que, neste artigo, separamos algumas informações sobre a importância da vacinação ocupacional, destacando os benefícios deste programa, tanto para os empregados quanto para empregadores. Acompanhe a leitura!

O que é a vacinação ocupacional?

Como o próprio nome pode indicar, vacinação ocupacional é uma iniciativa voltada à vacinação de profissionais no ambiente de trabalho. É encabeçada, especialmente, pela alta hierarquia, juntamente ao departamento de saúde e segurança de trabalho para garantir a imunização de quem trabalha na organização.

Trata-se de um ato que segue o Calendário Nacional de Vacinação, fazendo parte do programa que procura garantir à população algumas vacinas essenciais, como a antitetânica, a da gripe e outras. Está associada à Norma Reguladora 32, orientada pela Segurança do Trabalho e da Saúde Ocupacional, que define como a vacinação ocupacional deve acontecer nas organizações.

Segundo esta mesma norma, regida pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO):

  • 32.2.4.17.1 a todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO;
  • 32.2.4.17.2 sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente;
  • 32.2.4.17.3 o empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que for recomendado pelo Ministério da Saúde e seus órgãos, e providenciar, se necessário, seu reforço;
  • 32.2.4.17.4 a vacinação deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde;
  • 32.2.4.17.5 o empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho;
  • 32.2.4.17.6 a vacinação deve ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador, previsto na NR-07;
  • 32.2.4.17.7 deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

Atualmente, as principais vacinas disponibilizadas no ambiente organizacional são para gripe, hepatites A e B, influenza (H1N1), DTPa (difteria, tétano e coqueluche) e febre amarela.

Afinal, por que as campanhas de vacinação nas organizações são importantes?

Existem alguns benefícios associados à vacinação ocupacional, afinal, como já visto anteriormente, esta é uma ação que, além de prevenir a propagação de doenças, também é uma das responsáveis pela promoção da qualidade de vida dos funcionários e é capaz de reduzir o absenteísmo, mantendo a motivação e produtividade das pessoas.

Entre os benefícios desta medida, tão importante para as organizações, pessoas e sociedade no geral, destacam-se:

1. Prevenção de doenças e enfermidades associadas ao ambiente de trabalho

Como já é de se esperar, a vacinação ocupacional atua na prevenção de inúmeras doenças que podem estar ligadas às condições de trabalho. Um exemplo disso é quando funcionários de um hospital recebem a vacina durante o inverno, um período conhecido por casos de gripe.

Com a vacina em dia, tais funcionários têm menores chances de se contaminarem com a doença, passam a lidar com maior segurança com pacientes contaminados e terão mais tranquilidade para lidar com as suas atividades.

Em linhas gerais, a vacinação ocupacional também faz com que os funcionários sejam bem-cuidados pela organização.

2. A capacidade produtiva dos colaboradores não é afetada e a motivação aumenta

O segundo ponto é que, com a vacina, a capacidade produtiva dos funcionários não é interrompida e o número de afastamento do trabalho por motivos de doença diminui.

Além disso, quando o funcionário sente que a organização se preocupa com sua saúde e bem-estar, oferecendo-lhe a vacina, este acaba se motivando a trabalhar ainda mais para ajudar a atingir os objetivos da empresa.

3. Redução de doenças infecciosas de consequências graves

Existem pessoas imunossuprimidas ou com outros problemas (as chamadas comorbidades) que, se forem contaminadas, podem desenvolver consequências graves — podendo haver a necessidade de internação e cuidados mais adequados.

A vacinação ocupacional procura agir nestes casos, para que pessoas mais vulneráveis possam estar protegidas contra vírus, bactérias ou outros agentes, reduzindo o número de doenças infecciosas e suas consequências.

4. Prevenção de doenças encontradas na sociedade e que podem afetar o trabalho

É possível que os funcionários de uma organização possam, quando não estão devidamente vacinados, trazer doenças para o ambiente de trabalho, podendo gerar surtos de infecção.

É por isso que é papel da vacinação ocupacional, com o auxílio e boa vontade dos funcionários, de vacinar o maior número possível de pessoas para diminuir a disseminação de doenças, seja no trabalho ou na sociedade em geral.

5. Promoção da saúde do colaborador

A importância da vacinação ocupacional está, especialmente, na promoção da saúde do funcionário. Ela é fundamental, uma vez que não permite que os funcionários não fiquem vulneráveis às doenças infecciosas.

Assim, além da saúde do próprio trabalhador, ela ajuda na imunização coletiva que a sociedade precisa para evitar as doenças que acometem a população.

Como visto, existem vários benefícios que a vacinação ocupacional traz, tanto para a organização quanto para os funcionários. Afinal, este é um direito básico no que se refere à saúde e bem-estar de toda a população.

A IMUNE VIDA é aliada na sua campanha de vacinação ocupacional

Sua organização está pensando em iniciar uma campanha de imunização ocupacional? Nós, da IMUNE VIDA, podemos ajudá-la nisso! Afinal, trata-se de um momento em que responsabilidade, segurança, profissionalismo e eficácia são competências necessárias. 

Oferecemos um programa de vacinação ocupacional contra várias doenças para sua empresa, prestamos serviço de forma competente, especializada e humanizada, sempre zelando pela qualidade e satisfação de nossos clientes.

Entre em contato conosco e saiba como podemos seguir em frente com esta parceria de confiança!

Fontes: Perfil - Gestão Ocupacional, Vip Imune e Volk do Brasil.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco