Fale Conosco
Home / Blog / Saiba quais vacinas a gestante deve tomar durante a gravidez

Saiba quais vacinas a gestante deve tomar durante a gravidez

Atendimento / Especial / 28 de Sep de 2021

Durante a gravidez, a mulher precisa adotar uma série de cuidados a mais, para que o bebê possa se desenvolver saudavelmente. Isso inclui, portanto, além da realização de exames e consultas rotineiras, as vacinas.

Quando o assunto é “vacina para gestante”, é importante destacar que ele engloba três grupos distintos:

  • As que constam no Calendário Nacional de Vacinação (para toda a população);
  • As que são indicadas em situações especiais (que serão explicadas no decorrer deste artigo); e
  • As que acontecem devido às campanhas de imunização.

É relevante apontar que as vacinas são um importante meio de prevenção a doenças e promoção da saúde das pessoas. E para as gestantes não é diferente. Afinal, além de beneficiar a saúde da mulher, a vacina pode evitar possíveis complicações para o bebê.

Contudo, algumas informações devem ser de conhecimento das futuras mamães, como, por exemplo, quando tomar determinada vacina.

A resposta para esta pergunta depende de uma série de fatores, como o histórico de vacinação anterior à gestação, se a mulher apresenta alguma alergia ao componente da vacina ou se exerce uma ocupação de risco ou, ainda, se a região em que vive está passando por uma situação epidemiológica.

Mas, para entender melhor a importância da vacina para gestante, separamos pontos interessantes sobre esta temática, além de elencar, é claro, quais vacinas a gestante deve tomar na gravidez. Continue a leitura!

Por que é importante uma gestante se vacinar durante a gravidez?

Durante a gravidez, a mulher suscetibilidade a expor-se a agentes infecciosos externos, já que ocorrem alterações em seu sistema imunológico devido à gravidez.

As consequências destas infecções, além de acometer sua própria saúde, podem reverberar até para a de seu futuro filho, que pode sofrer com, entre outros efeitos:

  • Parto prematuro
  • Aborto espontâneo
  • Morte fetal
  • Malformação no sistema nervoso central
  • Malformação no sistema cardiovascular

Como já visto, acima, as vacinas fortalecem a imunidade da mulher, passando a protegê-la contra substâncias externas que podem ameaçar sua saúde e a de seu filho, que recebe imunidade de forma passiva — fundamental para os primeiros meses de vida, quando este ainda não pode vacinar-se contra certas doenças.

Quais vacinas a gestante deve tomar na gravidez?

1. Vacina para gestante: indicações básicas

São aquelas presentes no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Neste grupo entram três vacinas:

  • Hepatite B: pode ser administrada em qualquer período da gestação. A vacina contra a Hepatite B deve ser feita em três doses, sendo necessário que as segunda e terceira doses sejam aplicadas um e seis meses após a primeira dose, respectivamente.
  • Tríplice bacteriana: protege contra a difteria, tétano e coqueluche. Deve ser feita após a 20ª semana de gravidez. O reforço da vacina tríplice bacteriana deve ser realizado a cada nova gestação.
  • Influenza: a terceira e última vacina deste grupo é a da Influenza, que protege a mulher da gripe. Ela deve ser feita anualmente, em dose única. Pode ser aplicada em qualquer período da gestação e, assim como a vacina da Hepatite B, pode ser administrada juntamente com outras vacinas.

Essas vacinas são fundamentais, pois além de proteger a gestante, protege também o futuro recém-nascido. Isto ocorre pois a gestante irá produzir anticorpos que passarão para o feto pela placenta, e este já nascerá com esses anticorpos. Desta forma estará protegido contra essas doenças mesmo antes de receber as vacinas correspondentes!!! Isto é extremamente importante pois o bebê só receberá a vacina tríplice bacteriana aos 2 meses e a vacina contra gripe aos 6 meses de idade!!!

2. Vacina para gestante: situações especiais

Este segundo grupo é composto pelas vacinas que devem ser aplicadas em situações específicas. São elas:

  • Hepatite A: indicada para as mulheres que correm risco de serem expostas ao vírus. São recomendadas duas doses (sendo a segunda aplicada logo após seis meses da primeira).
  • Hepatite A e B: trata-se de uma versão combinada que pode substituir as vacinas isoladas (A ou B). São necessárias duas doses que, para menores de 16 anos, devem ser aplicadas em um intervalo de seis meses. Já para as mulheres maiores de 16 anos, são necessárias três doses: a segunda dose é aplicada um mês após a primeira e a terceira dose seis meses após a primeira.
  • Pneumocócicas: protegem contra o Pneumococo, principal bactéria causadora de pneumonia. São indicadas para gestantes que possuem alguma comorbidade que aumenta o risco dessa infecção. A vacina é administrada em dose única, em qualquer período de gestação.
  • Meningocócica conjugada ACWY: é aplicada segundo a situação epidemiológica da região ou, ainda, de acordo com a existência de comorbidades para a doença meningocócica. É aplicada em dose única em qualquer idade gestacional.
  • Febre amarela: é permitida apenas em situações em que a possibilidade de risco de infecção é maior do que os riscos da própria vacina, pois, por ser de vírus vivo, em geral é contraindicada na gestação. Quando necessário é aplicada em dose única.

Vacina para gestante: imunizações contraindicadas

Existem ainda algumas vacinas que não são indicadas para as gestantes por serem compostas por vírus vivos:

  • Dengue, não deve ser realizada na gestação e nem no período de amamentação.
  • Tríplice viral, que age contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Não pode ser administrada durante a gestação, mas pode ser aplicada durante a amamentação.

Também não se indica na gestação a vacina contra HPV, pois ainda não há estudos de segurança de seu uso em gestantes. Pode, contudo, ser aplicada durante a amamentação.

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre quais vacinas a gestante deve tomar na gravidez, a recomendação é pegar sua carteira de vacinação e passar um pente fino, verificando se você recebeu todas as vacinas e doses sugeridas.

Nós, da IMUNE VIDA, podemos te ajudar fornecendo todas as vacinas necessárias para que você possa garantir uma boa saúde para você e seu (sua) futuro(a) filho(a). Entre em contato conosco e saiba mais!

Fontes: Magscan, Unimed Fortaleza e Fertipraxis.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco