Fale Conosco
Home / Blog / Mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Atendimento / Dicas / 11 de May de 2021

Mesmo acontecendo há mais de uma década, a campanha nacional de vacina da gripe ainda sofre algum tipo de resistência  por parte de uma população receosa, que ainda não compreendeu o real papel de uma vacina. Algumas pessoas acreditam, inclusive, que é possível contrair a doença por meio da própria vacinação.

Assim, diante de um tema tão importante e necessário, neste artigo, separamos para você alguns mitos e verdades sobre a vacina da gripe, para que você possa ficar tranquilo e, também, repassar aos seus conhecidos sobre a relevância deste ato, essencial à sua saúde.

O que é a gripe?

Trata-se de uma doença caracterizada por uma infecção causada pelo vírus Influenza, no qual este atinge o trato respiratório (nariz, garganta e pulmões) das pessoas. Tal condição apresenta como sintomas dor de cabeça e musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, congestão nasal, entre outros.

Apesar de nosso organismo produzir anticorpos que combatem a infecção, é importante destacar que, como o vírus Influenza constantemente se modifica, novas mutações surgem anualmente, e é por isso que podemos estar sujeitos a pegar gripe todos os anos.

Além disso, esta doença pode variar no que toca à sua gravidade. Isto é, na maioria dos casos, é uma condição médica que evolui de modo favorável, no qual entre 7 e 10 dias o vírus é combatido pelo organismo. Contudo, existe a possibilidade de a gripe provocar complicações mais graves, como pneumonia, e podendo, em alguns casos, ser fatal.

É aqui que vemos a necessidade de se tomar anualmente a vacina que, mesmo não sendo 100% eficaz contra a infecção, é a nossa melhor defesa contra a gripe. E para clarificar sua concepção sobre a vacina da gripe, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a vacinação contra o vírus Influenza.

5 verdades sobre a vacina da gripe

1. A vacina pode ocasionar efeitos colaterais e adversos

Verdade. Todas as vacinas podem causar algum tipo de reação no organismo, sendo que, para a vagina da gripe, as reações mais comuns são incômodo, dor e inflamação no local de aplicação. Dentre os efeitos menos comuns destacam-se febre, mal-estar e dores musculares, mas que vão embora em pouco tempo. São sintomas que causam certo desconforto, mas que não são considerados perigosos e as probabilidades de desenvolvê-los são baixas.

2. A vacina perde a validade e eficácia no organismo

Verdade. Como mencionado anteriormente, o vírus Influenza encontra-se em constante mutação, por isso, a vacina varia sua composição anualmente. Ou seja, a vacina do ano anterior não protege contra novas cepas que atualmente estão em circulação. Além disso, a quantidade de anticorpos produzidos através da vacinação diminui após um ano, sendo então muito importante receber a vacina todos os anos.

3. Após a vacina não é possível adquirir a gripe

Verdade. Esta vacina é composta por vírus inativado, isto é, que não pode induzir o desenvolvimento da doença. Ainda, para que o indivíduo esteja totalmente imunizado, é necessário esperar a vacina fazer efeito no organismo e permitir a produção de anticorpos, o que leva cerca de 10  dias. 

O que acontece é que, logo após a vacinação, se surgir algum sintoma (dor de garganta, coriza, febre baixa) nos primeiros dias, este é oriundo de possíveis resfriados (que já estavam incubados). Além disso, outra justificativa é que o organismo já tenha sido infectado pelo vírus poucos dias antes da vacinação, o que acaba por possibilitar a manifestação dos sintomas de gripe.

4. Existe mais de um tipo de vacina da gripe

Verdade. Existem as vacinas trivalente e quadrivalente disponíveis no Brasil, sendo que este segundo tipo é ofertado exclusivamente na rede privada. Enquanto a vacina trivalente, distribuída na rede pública, possui dois de vírus da Influenza A (como por exemplo o H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B, a vacina quadrivalente possui, além dos tipos presentes na trivalente, uma segunda cepa da Influenza B. 

5. A vacina não protege contra o coronavírus (Covid-19)

Verdade. A vacina da gripe não diminui o risco de contágio do coronavírus. Ambas são necessárias, e uma não substitui a outra. A vacina em questão evita apenas a contaminação do vírus Influenza no organismo eprotege o organismo evitando possíveis complicações.

4 mitos sobre a vacina da gripe

1. É perigoso tomar a vacina

Mito. Trata-se de uma inverdade, uma vez que a vacina da gripe disponível para a população passou por testes de qualidade rigorosos e assertivos realizados pela vigilância sanitária e por estudiosos do campo, garantindo a segurança das pessoas.

2. A vacina contra a gripe é ineficaz

Mito. A eficácia da vacina, em termos de proteção (cerca de 80% de eficácia), permite uma maior probabilidade de que a pessoa não desenvolva a gripe ou seus sintomas após tomar a vacina, mesmo após ter entrado em contato com a cepa. Ainda é possível que, se o indivíduo for contaminado, os sintomas se manifestarão de maneira muito mais branda, uma vez que o corpo já está preparado e resistente para combater o vírus.

3. Gestantes não podem tomar a vacina da gripe

Mito. Mulheres grávidas não só podem como devem tomar a vacina contra a gripe, uma vez que compõem o grupo de risco. A vacina pode proteger tanto a mãe quanto o bebê, visto que os anticorpos podem ser transferidos por meio da placenta durante a gestação.

Inclusive, a imunização adquirida pela mãe pode ajudar a proteger a criança logo nos primeiros seis meses de vida, período compreendido pelo qual o bebê não pode ser vacinado.

4. Apenas pessoas do grupo de risco devem se imunizar

Mito. Independentemente se você é do grupo de risco ou não, você deve tomar a vacina. Mesmo a rede pública de saúde oferecendo a vacina apenas para o grupo de risco, ela pode ser encontrada disponível para toda a população (a partir dos seis meses de idade) no serviço privado. Assim, quando mais pessoas estiverem imunizadas, mais protegida estará a população, pois a imunização impede o aumento do contágio.

Vantagens e importância da vacinação

Prevenção é a palavra de ordem quando o assunto é gripe. Para resumir, apontamos agora algumas das principais vantagens e benefícios possibilitados a partir da vacina:

  • A vacina da gripe pode evitar que você contraia essa doença;
  • Ela reduz o risco de hospitalização e óbitos, tanto para crianças quanto para adultos e idosos;
  • É uma importante ferramenta no que toca à prevenção para pessoas com condições crônicas de saúde;
  • Ela ajuda a proteger mulheres durante a após a gravidez;
  • Ajuda a salvar a vida de crianças;
  • Reduz a gravidade da doença para pessoas que, mesmo vacinadas, ainda ficaram doentes; e
  • Ajuda a proteger as pessoas ao seu redor.

Clique aqui e conheça o Calendário de Vacinação: da criança ao idoso, e saiba quais são as vacinas necessárias para você.

Além disso, em tempos de Covid-19, a vacina da gripe exerce um papel ainda mais importante: com a diminuição da incidência de casos de infecção pelo vírus Influenza, menos pessoas se dirigem aos prontos-socorros dos hospitais, contribuindo para que não fiquem tão sobrecarregados e evitando..

É por isso que a vacinação anual é indispensável. Uma vez que o vírus muda todos os anos e novas cepas vão surgindo, as quais ainda não temos imunidade, a prevenção contra a gripe é essencial. 

Fonte(s): Hospital Oswaldo Cruz, São Cristóvão Saúde, Eurofarma, Fiocruz, Ecodebate e Saúde Bem-Estar.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco