Fale Conosco
Home / Blog / Calendário de Vacinação do Idoso: confira 8 vacinas recomendadas

Calendário de Vacinação do Idoso: confira 8 vacinas recomendadas

Atendimento / Vacinas / 17 de Aug de 2021

Ultimamente muito tem se falado sobre a questão da imunização. Afinal, o ato de vacinar-se, oferecido à população de todas as faixas etárias, é fundamental para o combate a doenças.

No caso da imunização em idosos, é importante ressaltar que uma vacinação em dia pode garantir um envelhecimento saudável, sem complicações e com maior qualidade de vida.

Desse modo, devido ao envelhecimento populacional, somado ao aumento da prevalência de doenças crônicas, é indispensável que a população com idade mais avançada siga as orientações do calendário de vacinação do idoso.

Assim, atentar-se às vacinas recomendadas conforme a idade é o primeiro passo para isso, além de, claro, conversar com um profissional de saúde — de preferência com o geriatra — e coletar informações sobre a imunização.

Este artigo comenta um pouco sobre a temática “vacina para idosos”, procurando elencar quais são as vacinas recomendadas para esta população e quais doenças combatem. Tais vacinas têm sido determinadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Continue a leitura!

A importância da imunização em idosos

Quando doenças infecciosas acometem idosos podem surgir complicações e ocorrer uma pior evolução. Um exemplo disso é quando um idosos pega uma gripe que, se não for tratada, pode evoluir para uma pneumonia, aumentando o risco de óbitos, especialmente em quem possui diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares.

É por isso que a vacinação é indispensável para todas as pessoas, independentemente de sua idade.

Ela promove o desenvolvimento da imunidade à medida que deixa o corpo mais fortalecido, prevenido e pronto para se proteger contra agentes infecciosos. Afinal, com o avançar do tempo, o sistema imunológico vai perdendo sua eficácia, sendo necessária a vacinação para que ele fique em dia.

Então, o calendário de vacinação do idoso deve estar sempre atualizado, e esta população, de mais de 60 anos, deve estar alerta às campanhas de vacinação do governo para que possam seguir à risca as datas de cada vacina.

Quais são as vacinas para idosos recomendadas pela SBIm?

Conforme as determinações da Sociedade Brasileira de Imunizações, as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação do idoso, de forma rotineira, são:

1. Vacina contra a gripe (Influenza)

A vacina contra a gripe protege o organismo da infecção respiratória causada por alguns dos vírus Influenza. É essencial para idosos, pois, como o corpo envelhecido tem seu sistema imunológico e capacidade respiratória mais debilitados, é muito comum que complicações como a pneumonia possam surgir.

  • Quando tomar: a vacina da gripe é recomendada à população idosa com mais de 55 anos, devendo ser administrada anualmente e, preferencialmente, antes do início do outono;
  • Quem não deve tomar: pessoas que tenham histórico de reações anafiláticas ou alergia grave ao ovo de galinha (e seus derivados), ou ainda a qualquer outro componente da vacina. Além disso, às pessoas que estejam apresentando febre moderada ou grave, além de modificações na coagulação sanguínea (se aplicada via intramuscular), devem ter a aplicação da vacina adiada.

A vacina contra os vírus Influenza, indispensavelmente, precisa ser tomada todos os anos para que a proteção contra a infecção possa ser garantida. Afinal, os vírus Influenza podem sofrer mutações e se tornarem resistentes à vacina do ano anterior.

2. Vacina pneumocócica

Esta é uma vacina que previne o organismo de ser infectado pela bactéria Streptococcus pneumoniae, causadora principalmente da pneumonia e da meningite bacteriana. Além disso, ela evita que esta bactéria se espalhe para o organismo, impedindo uma infecção generalizada.

Há dois tipos diferentes desta vacina para a população idosa: o primeiro deles é a vacina Polissacarídica 23-valente (VPP23), que contém cerca de 23 tipos de pneumococos. Já o segundo tipo é a Conjugada 13-valente (VPC13), que vem com 13 tipos deste microrganismo.

  • Quando tomar: comumente são administradas três doses, em que a primeira delas é a VPC13, seguida, passados entre seis e doze meses, da VPP23, e mais uma dose de reforço da VPP23 cinco anos depois.
  • Quem não deve tomar: pessoas que tiveram reação anafilática à primeira dose da vacina ou a algum de seus componentes. Assim como na vacina contra a gripe, a vacina deve ser adiada em casos de febre ou alterações da coagulação sanguínea (se aplicada via intramuscular).

3. Vacina contra herpes zóster

A doença herpes zóster é o resultado da reativação do vírus da catapora (este pode permanecer por vários anos nos nervos do corpo) e provoca o aparecimento de pequenas bolhas avermelhadas e doloridas na pele.

  • Quando tomar: a vacina contra esta doença é administrada em uma única dose a pessoas com mais de 50 anos. Além disso, ela também é indicada para aquelas pessoas que já tiveram herpes zóster anteriormente, sendo necessário, apenas, aguardar o período mínimo de um ano para a aplicação da vacina.
  • Quem não deve tomar: pessoas que possuem alergia a algum componente da vacina. Se o idoso for imunodeprimido (seja devido a doenças ou o uso de medicamentos), a aplicação da vacina deve ser avaliada por um médico.

4. Vacina contra o tétano e a difteria

Conhecida como dupla viral (ou dT), esta vacina imuniza o organismo contra infecções por tétano, uma doença infecciosa que pode ser letal, e por difteria, uma doença infecciosa bastante contagiosa.

  • Quando tomar: ela deve ser reforçada a cada dez anos, sendo um reforço para pessoas que foram vacinadas durante a infância. Aos idosos que não foram vacinados, ou que não apresentam nenhum registro da vacina, é feito um esquema de três doses com o intervalo de 2 meses entre elas, e depois, reforço a cada 10 anos.
  • Quem não deve tomar: pessoas que tiveram reação anafilática a alguma dose anterior da vacina ou a algum dos seus componentes. A vacina deve ser adiada em casos de alterações na coagulação sanguínea (se aplicada via intramuscular).

Além da vacina dupla viral (dT), disponível nos postos públicos de saúde de modo gratuito, existe a vacina tríplice bacteriana (dTpa) que, além do tétano e da difteria, protege o organismo contra o coqueluche, mas que está disponível apenas em clínicas particulares de imunização.

5. Vacina contra a hepatite B

A vacina contra a hepatite B é aplicada em idosos que nunca receberam a vacina ou que não possuem registro desta vacinação.

  • Quando tomar: a vacina é administrada em três doses, com um intervalo de três meses entre cada aplicação.

  • Quem não deve tomar: pessoas que tiveram reação anafilática aos componentes da vacina, além de casos de febre aguda ou de alterações na coagulação sanguínea (se aplicada via intramuscular).

Esta é uma vacina que pode ser tomada em conjugação com a vacina contra a hepatite A*, mas que está disponível apenas em clínicas privadas de imunização.

*Em população com mais de 60 anos, é incomum encontrar surtos ou indivíduos suscetíveis a serem contaminados com hepatite A, portanto, a vacinação não é prioritária, ficando cabível à sorologia a definição da necessidade ou não de vacina. A vacina é recomendada em casos de contactantes de doentes com hepatite A ou durante o surto da doença.

6. Vacina contra a febre amarela

Esta vacina, como o próprio nome já diz, protege a população contra a febre amarela, uma doença comum no Brasil que pode causar uma série de complicações aos infectados.

  • Quando tomar: esta é uma imunização que pode ser administrada em qualquer momento da vida. No caso dos idosos, estes deverão ser vacinados com apenas uma dose da vacina.
  • Quem não deve tomar: pessoas infectadas pelo vírus HIV, que possuem imunodepressão ou imunossupressão grave, que realizaram transplante de órgãos, que tenham câncer, que tenham histórico de reação alérgica a algum componente da vacina, além de doenças do timo.

7. Vacina meningocócica C

A vacina meningocócica C conjugada atua na prevenção de doenças causadas pelo meningococo C, como a meningite.

  • Quando tomar: deve ser aplicada durante surtos da doença (epidemia) ou se há algum risco de contágio da doença meningocócica. A necessidade de reforço depende da situação do surto.
  • Quem não deve tomar: pessoas que têm alergia a algum dos componentes da vacina.

Nas clínicas particulares está disponível a vacina contra Meningite ACWY, que é preferível por ser mais completa, pois protege contra esses 4 sorotipos da vacina, e não apenas contra o sorotipo C.

8. Vacina tríplice viral

É a vacina conhecida por prevenir o organismo de contrair sarampo, caxumba e rubéola, que são doenças que possuem maiores complicações, especialmente em idosos, pois estes já apresentam um sistema imunológico mais fragilizado.

  • Quando tomar: a vacina tríplice viral é administrada no indivíduo quando este ainda é criança, em um esquema de duas doses. Se o indivíduo não tomou a vacina durante a infância, ou se não apresenta nenhum registro na carteira de vacinação, ela pode ser tomada a qualquer momento da vida.
  • Quem não deve tomar: pessoas que apresentem algum tipo de comprometimento da imunidade, seja por doença ou por medicação, ou ainda que tenham algum tipo de reação alérgica a algum dos componentes da vacina.

As vacinas podem causar reações ou ser perigosas aos idosos?

As vacinas são a melhor e mais segura maneira de proteger o organismo contra as inúmeras doenças infectocontagiosas que existem. É verdade que quem as toma pode apresentar algumas reações temporárias como febre, indisposição ou dores no local de aplicação, mas são em geral manifestações leves e que duram no máximo 72 hs.

No entanto, os benefícios da vacina ultrapassam qualquer efeito adverso. Por isso não é preciso ter medo nem receio de se vacinar. Afinal, as vacinas reduzem consideravelmente o risco de morte e de maiores complicações.

Converse com a IMUNE VIDA e tire suas dúvidas sobre as vacinas e agende já sua aplicação.

Possuímos todas as vacinas aqui citadas, além de uma equipe multidisciplinar profissional especializada, que lhe ajudará no que precisar.

Manter sua saúde e bem-estar em dia é nosso compromisso!

Fontes: UOL - Viva Bem, Tua Saúde, SBIm - Calendário de Vacinação do Idoso e Labfa.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco