Fale Conosco
Home / Blog / Vacinação infantil: Quais vacinas meu bebê precisa tomar?

Vacinação infantil: Quais vacinas meu bebê precisa tomar?

Atendimento / Vacinas / 23 de Mar de 2021

A vacinação infantil é uma forma de proteção da criança contra diversas doenças e uma maneira de erradicar diversas patologias que causam graves complicações, como já ocorreu no Brasil com a poliomielite.

Levar seu filho para receber as doses de acordo com o Calendário de Vacinação Nacional é um ato de cuidado e carinho com ele e com os outros, pois a vacinação ajuda a evitar a transmissão de diversas doenças contagiosas.

Por apresentarem um sistema imunológico mais frágil, os bebês precisam receber as imunizações para crescerem saudáveis e fortes. 

Não deixe de vacinar seus filhos e confira todas as vacinas que os bebês precisam receber na infância.

Vacinação infantil: qual a importância de vacinar meu filho?

A vacinação infantil é a melhor forma de prevenção contra doenças infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e adolescente, comprometer a saúde, deixar sequelas ou levar a óbito. 

Nos bebês a vacinação é primordial, pois a criança ainda possui um sistema imunológico imaturo, por isso está mais vulnerável a doenças e complicações.

Ou seja, vacinar seu filho é protegê-lo de doenças que já existem prevenção, possibilitando que ele tenha um crescimento saudável.

Por isso, pais, mães ou responsáveis devem ficar de olho no calendário de vacinação do bebê e levá-lo para aplicação de todas as doses. 

Vale dizer que é fundamental também que a gestante receba todas as imunizações que forem necessárias durante a gestação, pois, indiretamente, também está protegendo o bebê.

Quais vacinas meu bebê precisa tomar?

Confira a seguir as principais vacinas que devem ser aplicadas em bebês durante os primeiros dois anos de vida:

Ao nascer

As primeiras vacinas que o bebê recém-nascido deve receber são a BCG e a da hepatite B.

A BCG, ou Vacina de Bacillus Calmette-Guérin, é uma vacina que atua na prevenção contra a tuberculose, uma doença transmitida pelo ar que pode ter consequências muito graves, atingindo o pulmão e outros órgãos do corpo.

Ela deve ser administrada em bebês recém nascidos para prevenir a doença e é essa a vacina que deixa uma pequena cicatriz característica no braço.

A vacina da hepatite B é aplicada em 3 doses. Uma ao nascer, outra aos 2 meses de vida e outra aos 6 meses.

A partir de 2 meses

Aos 2 meses, o bebê deve receber a vacina tríplice bacteriana (protege contra o tétano, difteria e coqueluche), poliomielite, haemophilus influenzae tipo B, rotavírus e pneumocócica.

Todas essas vacinas também são aplicadas em 3 doses. A primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses de idade. 

3 meses

Aos 3 meses de idade, a criança deve receber a primeira dose da vacina meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B. A segunda dose dessas vacinas devem ser recebidas aos 5 meses de idade.

6 meses

Aos 6 meses de vida, o bebê já pode tomar a vacina da Influenza (Gripe). Como é a primeira vez que a criança está se vacinando contra a gripe, ela deve receber uma segunda dose após um mês. 

9 meses

Aos 9 meses de idade, o bebê deve receber a primeira dose da vacina contra a febre amarela.

12 meses

Aos 12 meses a criança deve receber a primeira dose das vacinas Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), catapora (varicela) e hepatite A.

Nessa idade, o bebê também recebe o reforço das vacinas Pneumocócica, Meningocócica conjugada ACWY e Meningocócica B.

15 meses

Aos 15 meses a criança recebe o reforço das vacinas tríplice bacteriana, poliomielite e haemophilus influenzae tipo B, e o reforço das vacinas tríplice viral e varicela.

18 meses

Nessa idade a criança deve receber a segunda dose da vacina contra hepatite A.

5 anos

Aos 5 anos a criança deve receber reforços da vacina tríplice bacteriana, poliomielite e febre amarela.

6 anos

Aos 6 anos a criança recebe um reforço da vacina Meningocócica conjugada ACWY

A partir do 9 anos

Entre 9 e 12 anos de idade deve ser dada a vacina contra a vacina contra o HPV, o vírus do papiloma humano, que ajuda a prevenir contra o câncer no colo do útero, verrugas genitais e câncer genital. Tantos as meninas como os meninos devem receber essa vacina

Aos 10 anos de idade deve ser dado outro reforço da tríplice bacteriana.

Aos 11 anos a criança deve receber outro reforço da vacina Meningocócica conjugada ACWY.

Outras vacinas

O calendário de vacinação não se limita à infância e adolescência, deve continuar durante toda a vida adulta!

Em caso de esquecimento ou de perder a data, leve a criança quando for possível para receber os reforços, pois é fundamental que elas recebam o calendário completo.

Onde receber?

Você pode receber todas as vacinas citadas no texto através da rede pública de saúde ou por meio de redes privadas de vacinação, como a IMUNE VIDA. Algumas dessas vacinas só estão disponíveis na rede privada.

Independentemente da sua escolha, o importante é que você faça parte do esforço de vacinação, pois trata-se de uma estratégia coletiva para o combate e erradicação de doenças que afetam a saúde da criança e do adolescente.

Caso tenha dúvidas sobre a segurança das vacinas, leia também este outro texto em que falamos sobre os principais mitos e verdades das vacinas:

  • 10 mitos e verdades sobre vacinas

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente que vamos tentar te responder. Muito obrigado pela leitura!

Referências

SBIm: Sociedade Brasileira de Imunizações

Ministério da Saúde

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco