Fale Conosco
Home / Blog / Entenda a diferença entre calendário de vacinação infantil do SUS e do sistema particular de saúde

Entenda a diferença entre calendário de vacinação infantil do SUS e do sistema particular de saúde

Atendimento / Vacinas / 11 de Jan de 2022

As vacinas têm um papel fundamental na saúde de todos, e desde o período pré natal, as mães devem ser orientadas sobre quais vacinas o bebê deverá receber ao longo do tempo. Hoje, o Brasil conta com dois sistemas de imunização, um via SUS e outro em clínicas privadas de vacinação. Saber mais sobre as diferenças entre as vacinas do posto de saúde ou da clínica é fundamental para programar a vacinação da criança.

O que realmente muda nesta questão é que as clínicas de vacinas particulares, seguem as orientações e calendário vacinal de dois órgãos, a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunologia) e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) além do próprio PNI (Programa Nacional de Imunizações). Na imunização promovida pelo SUS, apenas o PNI é seguido como cronograma de vacinação coletiva.

O Sistema Único de Saúde promove a vacinação essencial coletiva de modo a proteger a população das doenças comuns no Brasil. Em contrapartida, o calendário vacinal privado, além de prover as mesmas vacinas que o SUS, conta como uma forma de  complementar a imunização, oferecendo outras opções de vacinas e vacinas com menos efeitos colaterais.

Quais são as diferenças entre vacinas do SUS e da rede privada?

A importância de ter o conhecimento sobre as diferenças das vacinas disponíveis, auxilia em uma tomada de decisão consciente quando o assunto é a imunização infantil. Assim, pais e mães podem se sentir seguros se tiverem a intenção de complementar a imunização da criança em em uma clínica particular de vacinas.

As instituições privadas de imunização contam com vacinas diferenciadas que podem ter um número de picadas menor, menos reações adversas ou vacinas que protegem contra mais sorotipos da doença. Além do mais, os pais podem realizar três metodologias diferentes para trabalhar a questão da imunização da criança sendo: 100% via SUS, particular e SUS ou 100% particular.

Assim, a Imune Vida tira a suas dúvidas sobre as diferenças do calendário vacinal privado e quais as vacinas apresentam benefícios de serem aplicadas em uma clínica particular.  

Rotavírus

As vacinas aplicadas em postos de vacinação do SUS protegem contra um sorogrupo de vírus, já as clínicas de vacinação privadas protegem contra 5 sorogrupos de rotavírus. 

Pentavalente e Hexavalente

No SUS, as crianças normalmente recebem a vacina pentavalente + VIP (vírus da poliomielite inativada). Na rede privada há aplicação da vacina hexavalente (6 doenças) de modo a proteger a criança com uma única picada.

Além do mais, outra diferença que deve ser difundida é que a vacina da rede pública de saúde tem um componente pertussis (coqueluche) de células inteiras (dTpc) em comparação com a rede particular que possui  componentes pertussis ACELULAR. Essa alteração faz com que a vacina da rede particular apresente muito menos efeitos colaterais.

Meningocócica C e ACWY

Há dois tipos de vacinas contra a meningite C disponíveis no país. Uma delas é a “meningocócica C conjugada” aplicada pelos postos de saúde públicos e a outra é a "meningocócica conjugada ACWY" disponível nas clínicas de vacinas particulares. A diferença entre ambas é que as vacinas do SUS protegem apenas contra a bactéria “Neisseria meningitidis” do grupo C e a aplicada pelas clínicas de vacinas protege contra três sorogrupos extras, sendo quadrivalente. Além de proteger contra os meningococos do grupo C, também protegem contra os sorogrupos A, W e Y. 

Meningite B

As clínicas de vacinas particulares oferecem a vacina contra o meningococo B. A incidência de Meningite B tem crescido consideravelmente no Brasil, e em algumas regiões é o sorogrupo com maior incidência nas crianças menores de 5 anos. É uma vacina recomendada pelas Sociedade Brasileira de Imunização e Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Influenza

Nos postos de saúde a dose da vacina da gripe é trivalente, protegendo contra 3 cepas variantes do vírus Influenza. Na rede particular a vacina aplicada é a quadrivalente, contando com uma cepa a mais do vírus para ampliar a imunização do paciente.

Pneumocócica 10 e 13 Valente

A vacina contra o Pneumococo aplicada nos SUS protege contra 10 tipos de pneumococos. Já na rede privada é realizada a aplicação da pneumocócica 13 valente, protegendo contra 13 tipos de pneumococo.

Por que as clínicas particulares oferecem vacinas extras?

As clínicas particulares oferecem, além dos agentes imunizantes convencionais disponíveis pelo SUS, um esquema vacinal complementar para uma proteção mais ampla da criança. Deste modo, com maiores agentes de proteção e calendário atrelado a órgãos como o SBIm e SBP, promover a imunização infantil nestas unidades é um modo de ampliar o cuidado e a saúde do bebê, criança e adolescente.

É interessante ressaltar que as vacinas aplicadas pelo SUS visam uma proteção coletiva contra as doenças mais comuns no país. As clínicas particulares visam uma maior proteção individual. Com isso, no processo de imunização privada os pais podem prover para seus filhos uma proteção mais completa, já que, com uma quantidade mais abrangente de imunizantes, promove-se uma maior proteção da criança.

Lembrando que o que realmente importa é que a criança seja vacinada!!!

Independentemente da vacina do posto de saúde ou da clínica, o que realmente importa é não deixar de vacinar o bebê, criança, adolescente ou adulto. A vacina é um agente importante para promover a saúde e evitar mortes. 

Assim, caso os pais desejem realizar um processo de imunização em clínicas particulares, ou misto, sendo parte nos SUS e parte em clínicas de vacinas, a Imune Vida está a disposição para promover a proteção do seu filho!!! 

Nossa equipe terá o maior prazer em fornecer todas as informações necessárias e tirar todas suas dúvidas para proteger a saúde de sua família!

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco