Fale Conosco
Home / Blog / Saiba qual a importância da vacinação na adolescência

Saiba qual a importância da vacinação na adolescência

Atendimento / Vacinas / 27 de Jul de 2021

Muitas vezes a vacinação de adolescentes não recebe a atenção necessária devido à intensa preocupação com o calendário de vacinação na infância, em gestantes, durante epidemias e na terceira idade. No entanto, é preciso entender qual a importância da vacinação na adolescência.

Quando bebês, os pais sabem que já nos primeiros meses de vida a criança precisará tomar uma série de vacinas — até os dois anos de idade, por exemplo, o calendário vacinal é bastante intenso. Desse modo, conforme vai crescendo, as visitas ao médico e aos centros de vacinação vão se tornando mais raras e a imunização acaba por ser esquecida.

Neste texto vamos destacar a importância da imunização na adolescência e explicar quais são as vacinas disponíveis à população nesta faixa etária, para que você entenda e saiba como se preparar neste momento. É só continuar a leitura!

Vacina, sim: inclusive na adolescência!

Você já deve ter em mente que vacinas salvam vida, não é mesmo? É por isso que ela se faz presente em praticamente toda a trajetória de vida das pessoas, começando quando nascem e que seguem até às idades mais avançadas. E na adolescência não é diferente: existe um calendário vacinal para esta população.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o calendário vacinal do adolescente contempla uma série de vacinas, sendo que as principais são a Tríplice Bacteriana (dTpa - Difteria / Tétano / Coqueluche), Meningite ACWY, HPV e Influenza (Gripe). Essas são as vacinas necessárias na adolescência, obviamente considerando que todas as vacinas da infância foram aplicadas. Ou seja, se o adolescente ainda não foi vacinado com todas as vacinas esperadas na infância, é preciso tomar as vacinas: Pneumocócica, Meningite B, hepatite A, hepatite B, tríplice viral (Sarampo / Caxumba / Rubéola), varicela e febre amarela.

Necessidade de doses de reforço

Boa parte da população de adolescentes não toma o reforço de algumas vacinas. O reforço é estritamente recomendado em casos em que a imunização perde seu efeito com o passar dos anos, pela diminuição dos anticorpos, como por exemplo, as doses contra o tétano, a difteria e a coqueluche.

Além disso, existem situações em que o jovem não recebeu a vacina no momento certo de sua infância devido à ausência/falta da dose na época.

Vacina Tríplice Bacteriana (Difteria / Tétano / Coqueluche)

Os adolescentes devem receber um reforço da vacina Tríplice Bacteriana (Difteria / Tétano / Coqueluche) com 10 anos de idade. Essa vacina é extremamente importante na adolescência, pois vem aumentando muito a incidência de coqueluche nessa faixa etária.

Vacina Contra Meningite ACWY

Em relação à meningite ACWY, bebês menores de um ano recebem duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, ou seja, com um intervalo de 60 dias. Devem receber um reforço aos 12 meses e aos 6 anos de idade. Os adolescentes devem receber outro reforço aos 11 anos de idade.

Vacina Contra HPV

O esquema vacinal para o HPV tem como público meninos entre 11 e 14 anos e meninas entre 9 e 14, que devem tomar as duas doses da vacina, em um intervalo de seis meses entre uma e outra.

Observação: aqueles que apresentam imunidade baixa recebem três doses da vacina para o HPV entre os 9 e 26 anos de idade. Nestes casos a vacinação contra HPV pode ser feita nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Vacina Contra Influenza (Gripe)

Os adolescentes, assim como as crianças e os adultos, devem receber a vacina contra Influenza uma vez por ano, no início do outono.

Quais os perigos da falta de vacina aos adolescentes?

Como já conversamos em outros textos, a vacina é mais que uma prevenção individual, porque além de pensar em si mesmo, você estará cooperando para o alcance da imunidade coletiva (em que boa parte da população se imuniza e erradica as doenças em questão). Ou seja, a falta de vacinação é um comportamento que prejudica todo um grupo de pessoas.

Outros perigos da falta de vacinação são:

  • Aumento do número de casos de doenças infecciosas;
  • Aumento da mortalidade da população, inclusive infantil;
  • Reaparecimento de doenças consideradas erradicadas; e
  • Redução da expectativa de vida da população.

Qual a importância da vacinação na adolescência?

Os adolescentes apresentam um comportamento que favorece a disseminação de doenças, como por exemplo, estarem muitas vezes em grupo em locais fechados, além de contato próximo como beijos e abraços. Além disso, os adolescentes têm iniciado a atividade sexual cada vez mais cedo.

Por isso é extremamente importante que estejam com a vacinação sempre em dia.

Entretanto, além da própria falta de informação que percorre a sociedade sobre a vacinação, existe um intenso desinteresse por parte dos adolescentes entre 11 e 19 anos, o que acaba por agravar ainda mais a situação. Daí a importância de informar, comunicar, motivar e conscientizar sobre as vacinas que devem ser tomadas neste período da vida, pois, segundo pesquisas, boa parte da população desconhece ou não sabe muito sobre o assunto das vacinas.

Fonte(s): Agência Brasil, Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim)

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco