Fale Conosco
Home / Blog / Rotavírus: por que a vacinação é tão importante?

Rotavírus: por que a vacinação é tão importante?

Atendimento / Vacinas / 02 de Aug de 2022

Manter-se saudável deve ser sempre a missão de todos os seres humanos, afinal, sem a saúde em dia é muito difícil realizar  os desafios diários; pois é por meio de uma boa alimentação, exercícios físicos e outras ações, como as vacinas necessárias, que se evita adoecimentos e a diminuição da imunidade.

A vacinação no processo de imunização

Uma das formas de garantir com uma boa imunidade e, consequentemente, ser mais saudável e adoecer menos é ter o calendário vacinal em dia. Não é à toa que esse processo de vacinação começa assim que a pessoa nasce, pois é preciso adquirir anticorpos para viver com tranquilidade, evitando desde as doenças mais simples como uma gripe comum até as doenças mais graves, como poliomielite, HPV e muitas outras.

Sendo assim, o processo de imunização deve ser intensificado, divulgado e também defendido pelas autoridades, para que, dessa forma, a população entenda que a vacina também é uma dose de reforço à saúde.

Isso porque a vacina é uma das formas mais seguras de preparar o organismo para combater antígenos de doenças que podem evoluir rapidamente, levando até mesmo ao óbito daquele indivíduo. E isto é feito por meio da “força” que a vacina gera no corpo humano, produzindo anticorpos para a doença. Por isso que muitas vacinas impedem o desenvolvimento do grau grave de algumas doenças, como, por exemplo, o Rotavírus.

O que é o Rotavírus?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Rotavírus é considerado o principal agente causador de diarréias em bebês e crianças, podendo levar até mesmo à hospitalização desses indivíduos.

Acontece que quando o bebê ou a criança é contaminada por esse vírus, começa a apresentar sintomas como diarreia, vômitos e um quadro de febre constante que podem evoluir para um quadro de desidratação sério.

O Rotavírus, por mais que os sintomas sejam vistos como simples, é bastante perigoso e,  ainda segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é o responsável por mais de 600 mil mortes por ano, sendo um dos grandes responsáveis pelo alto índice de mortalidade infantil em solo brasileiro.

Para combater e diminuir esses números a chave é aumentar, cada dia mais, os números de crianças vacinadas contra esse vírus.

Como acontece a contaminação pelo Rotavírus?

A contaminação pelo Rotavírus acontece com a eliminação do vírus pelas fezes. Por isso, de forma geral, as formas mais fáceis de acontecer a contaminação é nas escolas e creches, pois quando se tem um surto interno (mesmo com amenização dos sintomas) é mais fácil de ocorrer a infecção entre as crianças.

Isso porque ao menor contato já é possível gerar a infecção. Além disso, água e alimentos contaminados também podem acarretar em um quadro de Rotavírus na criança ou nos bebês. Por isso, toda a atenção é necessária nestes casos!

Por quais motivos a vacinação contra o Rotavírus é tão importante?

Assim como a vacina da gripe, poliomielite, HPV, Covid-19, entre outras, a vacinação contra o Rotavírus também é importante para a manutenção da integridade da sua saúde e dos seus filhos. Afinal, ela protege e cria anticorpos, ajudando a combater o vírus e diminuindo os inúmeros sintomas que aparecem junto com a infecção.

Dessa forma, entende-se que a vacinação contra o Rotavírus é importante para que os bebês e crianças saiam desta curva de mortalidade infantil causada pelo vírus, em função da desidratação decorrente de diarreia, febre e vômitos.

bebê tomando uma dose da vacina do Rotavírus

E ao realizar o ciclo de vacinação, as crianças passam a produzir internamente os anticorpos necessários para combater a versão mais grave da doença. Isto é, a vacina contra o Rotavírus não impede que os bebês se contaminem, no entanto, diminui de forma significativa não só os sintomas como também o índice de mortalidade em decorrência da doença.

Então, dessa maneira, pode-se concluir que assim como as outras vacinas, a vacinação contra o Rotavírus é uma das formas de salvar a vida, sobretudo das crianças.

Qual o esquema de vacinação para esse tipo de vírus?

Compreendendo a importância das vacinas para manter o crescimento saudável das crianças, é preciso entender como funciona o esquema vacinal para o Rotavírus, afinal, é preciso completar esse esquema para que os pequenos estejam, de fato, com os anticorpos ativos no corpo.

E o ciclo vacinal do Rotavírus é composto por dois tipos de vacina, sendo elas:

  • A vacina oral monovalente, também conhecida pela VRH 1, é o tipo de vacina que contém um tipo de Rotavírus enfraquecido. Assim, protege as crianças contra as rotaviroses que são ocasionadas por esse tipo de vírus. Esta vacina é aplicada na rede pública de saúde, sendo necessárias duas doses.
  • Já a vacina oral pentavalente, conhecida também como a VR5, é mais completa no sentido de conter cinco tipos de Rotavírus vivos enfraquecidos. Desta maneira, VR5 é uma vacina que protege contra os cinco tipos dos vírus que ocasionam o Rotavírus. Esta vacina é aplicada na rede particular de saúde, sendo necessárias três doses.

E é de extrema importância ressaltar que se passar dos três meses e quinze dias de idade, a primeira dose da vacina não poderá ser feita, deixando o bebê sem anticorpos para combater esse vírus.

Há contraindicações? Se sim, quais são?

A vacinação contra o RotaVírus é contraindicada para toda e qualquer criança que tenha alergias aos componentes da fórmula, além do sistema imunológico comprometido por doenças como AIDS/Vírus do HIV. Além disso, se a criança apresentar sintomas como febre, infecção, diarreia, vômito ou qualquer problema no intestino ou estômago, o médico deve ser consultado antes de receber a vacina.

Coloque suas vacinas e de seus filhos em dia com a Imune Vida, acompanhe nosso site e saiba mais.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco