Fale Conosco
Home / Blog / Saiba tudo sobre a vacina da Hepatite A

Saiba tudo sobre a vacina da Hepatite A

Atendimento / Vacinas / 14 de Sep de 2021

A Hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus HAV. Ele provoca inflamação no fígado e faz com que o paciente tenha sintomas como cansaço, febre e dores na cabeça ou na barriga.

A infecção pelo vírus se dá principalmente em razão das condições precárias de saneamento, o que inclui o consumo de água ou alimentos contaminados. Na maioria das vezes os sintomas desaparecem naturalmente depois de alguns dias.

Quando devo tomar a vacina contra a Hepatite A?

A vacina contra Hepatite A é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações para todas as pessoas (a partir de um ano de idade), independente da faixa etária.

A primeira dose da vacina contra a Hepatite A deve ser tomada pela criança quando ela completar um ano de vida. Já a segunda deve ser tomada seis meses depois. As doses da vacina contra a Hepatite A são facilmente encontradas nas clínicas de vacinação.

No caso de adolescentes e adultos, a vacina também deve ser aplicada com o mesmo intervalo de tempo: seis meses entre uma dose e outra. A vacina é especialmente recomendada em casos de surto ou quando houver contato do paciente com pessoas que tenham Hepatite A.

Idosos e gestantes devem se consultar antes com um médico para avaliar individualmente se é possível ou não tomar a vacina. Nos idosos pode ser necessária uma avaliação sorológica preliminar e nas grávidas a recomendação geral é aguardar o final da gestação.

Qual é a composição da vacina contra a Hepatite A?

A vacina contra a Hepatite A é do tipo inativada, ou seja, ela não tem como causar a doença. A vacina é composta por um antígeno do vírus da hepatite A, sal de alumínio amorfo, estabilizante (varia conforme o fabricante), cloreto de sódio a 0,9%. Ela pode conter traços de antibiótico (neomicina), fenoxietanol e formaldeído.

Há efeitos colaterais da vacina contra a Hepatite A?

São raros os registros de efeitos colaterais posteriores à vacinação contra Hepatite A. Os relatos mais comuns incluem reações no local da aplicação – dor, vermelhidão e inchaço – que tendem a desaparecer cerca de 24 horas depois da aplicação.

Há ainda relatos de sintomas como dor de cabeça, dor de barriga, diarreia, dores musculares, febre e cansaço excessivo, mas eles são menos frequentes. Caso os sintomas apareçam e persistam por mais de 2 dias, procure um médico para uma avaliação.

Contraí Hepatite A: e agora?

Na ampla maioria dos casos, a infecção pela Hepatite A não é considerada um problema grave. Isso porque medicamentos prescritos pelo médico são suficientes para aliviar os sintomas e o quadro em geral melhora após poucos dias.

O paciente com Hepatite A costuma se sentir mais fraco e debilitado e, em razão disso, é extremamente recomendado períodos de repouso e ingestão de muita água. Isso pode ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente.

Uma alimentação saudável durante o período de tratamento também é benéfica para o organismo. Prefira uma dieta à base de legumes e verduras – sempre bem lavados e, de preferência, cozidos.

Cuidados na convivência com que tem Hepatite A

A Hepatite A é uma doença transmissível, por isso é preciso redobrar os cuidados se você estiver em um ambiente no qual exista uma pessoa com o vírus. Utilize hipoclorito de sódio ou água sanitária para lavar o banheiro, se compartilhado, reduzindo assim as chances de contaminação. Lave bem as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco