Fale Conosco
Home / Blog / Viagem para o exterior? Saiba tudo sobre as vacinas

Viagem para o exterior? Saiba tudo sobre as vacinas

Atendimento / Vacinas / 09 de Mar de 2021

Na hora de viajar para o exterior sempre surge aquela dúvida: será que eu preciso tomar alguma vacina para não ser barrado?

Essa dúvida faz muito sentido, já que, principalmente por conta da pandemia de COVID-19, praticamente todos os países vão exigir certificados de vacinação.

Trata-se de uma medida preventiva que visa proteger tanto os cidadãos do próprio país quanto os visitantes.

Entenda a seguir tudo sobre quais vacinas você precisa tomar antes de uma viagem para o exterior. Boa leitura!

Por que certos países exigem vacinação?

Existem dois motivos que podem levar um país a exigir que estrangeiros só possam entrar se estiverem com a vacinação em dia:

  • Para proteger o visitante de doenças do país;
  • Para proteger os cidadãos do país de potenciais doenças trazidas pelo visitante.

O Brasil, por exemplo, é famoso mundialmente por conta da Febre Amarela, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (o mesmo da Dengue).

Por essa razão, muitos países pedem que os brasileiros comprovem sua vacinação contra a febre amarela antes de entrar no país, afinal, um brasileiro infectado pode ser o início de uma epidemia da doença no país que está visitando.

A mesma lógica vale para países que possuem doenças endêmicas. Exigir a vacinação é uma forma de proteger os visitantes de serem infectados por alguma doença comum na região.

Quais são as vacinas recomendadas para viagem ao exterior?

Diversas vacinas são recomendadas na hora de se visitar outros países e regiões ao redor do mundo, em especial zonas rurais, florestas e todos os lugares onde há grande contato com a natureza e possíveis zoonoses.

Por essa razão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, recomenda que a pessoa que deseja fazer uma viagem ao exterior tenha em dia as seguintes vacinas:

  • Vacina da Febre Amarela;
  • Vacina do Tétano;
  • Vacina da Difteria;
  • Vacina contra Hepatite A e B;
  • Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola);

Quais países e locais exigem ou recomendam a vacinação?

A lista de países que exigem vacinação é enorme, com centenas de países. Por conta da dinâmica das doenças e seus surtos, as regras para isso se alteram constantemente.

Entretanto, há uma maneira fácil de consultar quais países e locais exigem ou recomendam a vacinação na internet. Basta acessar os sites da ANVISA e da OMS para ter uma noção de quais vacinas você vai precisar tomar antes de viajar. Confira:

Atualmente, em vários locais do Brasil, como por exemplo na região Sudeste, recomenda-se a vacina contra febre amarela antes para toda a população.

Quanto tempo antes da viagem devo tomar a vacina?

Depende. Como vimos anteriormente, as regras variam bastante de país em país. Contudo, a recomendação da ANVISA é que qualquer vacinação seja realizada preferencialmente de 6 a 8 semanas antes de viajar.

Além disso, você deve ficar atento ao período de imunização. No caso da febre amarela, esse período é de 10 dias após a vacinação. Ou seja, para viajar, você deve tomar a vacina no mínimo 10 dias antes.

Além disso, é preciso ter o Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa, pois o comprovante simples de vacinação ou a Carteira Nacional de Vacinação só são válidos dentro do território nacional.

Por isso, respeite o prazo de imunização e a certificação internacional, pois as companhias aéreas podem barrar o embarque e desembarque de passageiros que não cumpriram os requisitos de vacinação.

Como fazer o Certificado Internacional de Vacinação?

Desde 2019, existem duas formas de fazer o Certificado Internacional de Vacinação: ou online, ou presencialmente. Entenda como fazer das duas formas:

Solicitação Presencial

Para fazer a solicitação presencial, primeiro você precisa se vacinar e guardar o certificado de vacinação com você.

Depois, se dirija a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa perto de você. Uma dica é realizar um pré-cadastro para agilizar o seu atendimento.

Agora é só levar o seu comprovante de vacinação e o seu documento de identidade para o Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa escolhido e emitir o certificado.

Em alguns postos, é possível fazer a vacinação e o certificado no mesmo lugar. Você pode conferir a lista no próprio site da Anvisa.

Solicitação online

Para fazer a solicitação online, primeiro você deve se vacinar e guardar o seu certificado de vacinação.

Em seguida, você deve se cadastrar no Portal de Serviços, usando o seu CPF e e-mail. Em seguida, você deve preencher um formulário do site e encaminhar uma foto ou arquivo digitalizado do RG e do comprovante de vacinação.

A partir daí, o seu processo será analisado pela ANVISA e, caso for aprovado, você receberá um e-mail em até 10 dias úteis com o certificado internacional.

Aí é só imprimir o cartão e assinar no local indicado.

Agora que você já sabe tudo sobre a vacinação necessária antes de uma viagem para o exterior, só falta se vacinar antes de pegar o passaporte, não é mesmo?

A IMUNE VIDA oferece todas as vacinas disponíveis no mercado, além de orientações sobre as precauções necessárias para viajar dentro do Brasil ou para o exterior.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco