Fale Conosco
Home / Blog / Como prevenir a tuberculose? Saiba tudo sobre a vacina BCG!

Como prevenir a tuberculose? Saiba tudo sobre a vacina BCG!

Atendimento / Vacinas / 24 de Aug de 2021

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta, sobretudo, os pulmões do indivíduo, e pode causar sintomas como febre, tosse, expectoração, dores no peito, perda de peso, entre outros sintomas.

É provocada por uma bactéria (bacilo de Koch), sendo considerada uma doença pulmonar grave, que pode ser até fatal. A Tuberculose pode também apresentar formas graves, como a forma pulmonar disseminada (miliar), meningite tuberculosa e tuberculose óssea.

O risco de infecção pela tuberculose é maior em crianças ou idosos e, apesar do contágio ser semelhante entre homens e mulheres, a maior incidência está entre os homens devido aos fatores de risco serem mais predominantes neste sexo, tais como o alcoolismo, tabagismo, dependência química e infecção pelo HIV.

No começo da doença, podemos identificar alguns sintomas iniciais: febre (temperatura corporal elevada), perda de peso inexplicada, suores noturnos ou tosse persistente, que podem variar de acordo com vários fatores. No entanto, estes sinais e sintomas podem resultar de outras doenças pulmonares, ou que afetem até outros órgãos. Diante desses sintomas um médico deve ser consultado para o diagnóstico correto. Perante estes primeiros sintomas deve procurar o seu médico pneumologista (especialista em pneumologia) com urgência.

A maneira mais eficaz de prevenção das formas graves da tuberculose é por meio da vacinação. A chamada vacina BCG, que é administrada logo após o nascimento da criança, está incluída no calendário básico de vacinação da criança.

Separamos neste artigo algumas informações sobre a vacina BCG associadas sobre sua eficácia, quem pode ou não tomar a vacina e onde encontrá-la. Continue a leitura!

Como prevenir a tuberculose? Conheça a vacina BCG

A vacina BCG (sigla para bacilo Calmette-Guérin) é uma vacina que procura proteger a criança das formas mais graves da tuberculose — miliar, meníngea e óssea. Geralmente é administrada logo após o nascimento.

É composta por bactérias da estirpe Mycobacterium bovis, possuindo uma carga viral mais branda, assim, estimula o organismo, no que toca à atuação do sistema imunológico na produção de anticorpos contra a doença. Desse modo, caso o organismo entre em contato com a bactéria causadora da tuberculose, o corpo já sabe como se proteger do agente estranho.

Essa vacina deve ser ao nascer, sendo que de preferência deve ser aplicada no primeiro mês de vida.

A vacina BCG evita a tuberculose?

É importante dizer que o imunizante não apresenta uma eficácia de 100% contra a tuberculose. O que acontece é que, como já visto acima, a vacina BCG protege contra as formas mais graves da doença (miliar, meníngea e óssea).

No caso da tuberculose miliar,ocorre um acometimento disseminado dos pulmões.

Na tuberculose meníngea, a bactéria atinge as meninges, ocorrem febre e fortes dores de cabeça, além de dificuldades de se locomover e outros sintomas neurológicos, que podem levar ao coma e evoluir a óbito.

Quem deve tomar a vacina?

Quando o assunto é “como prevenir a tuberculose?”, a resposta está na vacina BCG. Ela é indicada à população já a partir do nascimento até antes de a criança ter 5 anos de idade completos.

Quem não deve tomar a vacina?

Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina não deve ser administrada em pessoas imunodeprimidas, em recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que causam a imunodepressão do feto no período gestacional, em prematuros (até que atinjam, pelo menos 2 kg de peso) e em pessoas alérgicas a algum componente da fórmula da vacina.

A vacina apresenta efeitos colaterais?

A vacina BCG, na maioria das vezes, deixa uma cicatriz de até 1 cm de diâmetro (aquela característica da população brasileira) onde foi aplicada. O organismo, para ficar totalmente imune à tuberculose, após a vacinação demora cerca de três meses (podendo se prolongar por até seis meses.

Logo após a vacinação, inicia-se uma pequena mancha vermelha no local da aplicação, que evolui para uma pequena úlcera que, até cicatrizar completamente, vai produzindo uma secreção, a úlcera surge normalmente entre 4 e 8 semanas após a aplicação.

Tal úlcera pode ter mais de um 1 cm de diâmetro ou, ainda, demorar mais do que o esperado para cicatrizar. Em 10% dos casos pode ocorrer aumento de gânglios axilares.

Como a vacina BCG é administrada e onde é encontrada?

A vacina BCG deve ser aplicada via intradérmica, no braço direito da criança.

Esta vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, além dos serviços privados de vacinação, como a IMUNE VIDA.

Nós, da IMUNE VIDA, temos a preocupação de sempre reforçar a importância de se manter a vacinação das crianças em dia. Assim, nos dedicamos em esclarecer todas as dúvidas que podem surgir em relação às necessidades das vacinas, quais as doenças que serão prevenidas, os benefícios associados à vacinação, bem como quais as reações adversas esperadas.

Além disso, contamos com a presença de um imunologista pediátrico, além de uma equipe de enfermagem altamente capacitada, que constantemente se atualiza em relação às normatizações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

Temos, em nosso portfólio, todas as vacinas e possuímos os mais modernos e tecnológicos equipamentos de refrigeração e conservação de vacinas disponíveis no mercado, que garantirão qualidade, excelência e profissionalismo em nossos serviços.

Fonte(s): Ministério da Saúde, Vip Imune, CNN Brasil e Tua Saúde.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco