Fale Conosco
Home / Blog / Vacina da catapora (varicela): quando tomar e efeitos colaterais

Vacina da catapora (varicela): quando tomar e efeitos colaterais

Atendimento / Vacinas / 08 de Feb de 2022

A vacina varicela, conhecida como catapora, é extremamente importante e pode ser aplicada pelo sistema público de saúde ou em clínicas privadas, como a IMUNE VIDA

Por que as vacinas salvam vidas?

Em torno de 200 anos, desde que a primeira vacina foi aplicada, os imunizantes nos protegem contra doenças que, antigamente, ameaçavam nossas vidas e poderiam trazer prejuízos irreparáveis como a poliomielite, por exemplo. Com elas, foi possível progredir sem o fardo de conviver com uma enfermidade como a pólio e varíola, durante toda a vida.

É cientificamente comprovado que a melhora da qualidade de vida na atualidade se deve ao fato do esquema e calendário vacinal desde pequeno. Além de proteger os pequenos, também é um ato de proteção comum na sociedade e erradicação de doenças ao mesmo tempo, assim,  as vacinas salvam vidas e a Imune Vida conhece bem esse processo.

Por que seguir um esquema vacinal infantil é importante?

Seguir um calendário ou um esquema vacinal infantil é importante justamente pois as vacinas estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias de doenças graves e que podem gerar prejuízos irreversíveis ao longo prazo, como a limitação de uma pessoa para a vida. Assim, tomar a vacina é adquirir proteção induzida antes mesmo de ter contato com qualquer ameaça ao organismo.

Vacina da catapora, o que você precisa saber

A varicela é uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster e marcada por bolhas vermelhas que coçam e se espalham pelo corpo todo. Os sintomas normalmente aparecem entre o décimo e o 21º dia de infecção, e que demora um bom tempo para ir embora de uma vez, algo em torno de 20 dias a partir da manifestação dos sintomas.

Sintomas da catapora:

  • Manchas ou bolhas avermelhadas pela pele;
  • Febre e indisposição;
  • Perda do apetite;
  • Dores de cabeça.

O grande problema é que às vezes a varicela pode evoluir de forma grave, levando a encefalite, pneumonia, ou infecção generalizada da pele. Esses quadros podem, inclusive, deixar sequelas ou evoluir para óbito. 

Assim, a vacina da catapora tem como principal função proteger a criança contra o vírus, prevenindo o organismo do desenvolvimento do vírus e agravamento da doença. 

Crianças que já tiveram catapora necessitam ser vacinadas?

Crianças que já tiveram o contato com o vírus e desenvolveram a doença no passado, estão imunes ao vírus e não precisam ser vacinadas pois já possuem os anticorpos necessários para combatê-lo.

Quais são os efeitos colaterais da vacina da catapora?

Tanto em crianças como em adultos os possíveis efeitos colaterais que ocorrem após a aplicação da vacina são: febre, vermelhidão no local da injeção e aparecimento de algumas poucas lesões na pele semelhantes às que ocorrem com a doença, o que pode ocorrer de 7 a 10 dias após a aplicação da vacina. 

Quem não deve receber a vacina?

Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, que tenham recebido transfusão de sangue ou injeção de imunoglobulina nos últimos três meses, devem procurar a orientação do pediatra antes de receber a vacina. Outro detalhe importante é que mulheres que receberam a vacina e tem a intenção de engravidar, devem esperar pelo menos um mês após aplicação da vacina para engravidar.

Imune vida, a melhor escolha no segmento privado de vacinas.

Quando o assunto é competência, conhecimento técnico, profissionalismo e acolhimento humano, a Imune Vida é referência no setor de clínicas de vacinas.

A Imune Vida é supervisionada por um imunologista pediátrico, que se atualiza constantemente na área das vacinas. Independentemente se você já realizou alguma das doses no setor público, é possível criar um esquema vacinal em nossa unidade com facilidade, tranquilidade e conforto.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco