Fale Conosco
Home / Blog / Posso tomar várias vacinas ao mesmo tempo? Entenda!

Posso tomar várias vacinas ao mesmo tempo? Entenda!

Atendimento / Vacinas / 12 de Oct de 2021

Além do tradicional calendário de vacinação ao qual seguimos, agora temos que incluir na lista a vacina contra a Covid-19. Por ter um calendário próprio e que varia de cidade para cidade, muitas vezes ela pode acabar coincidindo com outras vacinas, o que leva os pacientes a outra dúvida: posso tomar mais de uma vacina no mesmo dia?

Para responder essa pergunta é preciso levar em consideração os tipos de vacinas em questão. Algumas podem sim ser aplicadas simultaneamente, enquanto outras exigem um intervalo de segurança para garantir a correta imunização. Vamos entender como a relação entre as vacinas funciona.

Conhecendo os tipos de vacinas

Em linhas gerais podemos classificar as vacinas em dois tipos: as virais e as bacterianas.

Vacinas virais

As vacinas virais são aquelas desenvolvidas a partir do próprio vírus. Elas podem ser do tipo atenuada, quando o vírus vivo é utilizado, ou inativada, quando o vírus é inativado a partir de agentes químicos.

As vacinas virais atenuadas não são indicadas para pessoas que tenham o sistema imunológico comprometido ou que apresentem algum tipo de condição que requeira cuidados especiais, como é o caso das gestantes. São exemplos de vacinas virais atenuadas as do sarampo, caxumba, rubéola, dengue e febre amarela.

Já as vacinas virais inativadas, como a vacina da gripe ou da hepatite A, são compostas pelo vírus inativado por meio de agentes químicos ou físicos. Por suas características elas possuem menos restrições.

Vacinas bacterianas

As vacinas bacterianas são produzidas a partir de células inteiras inativadas ou por meio de moléculas purificadas. São exemplos de vacinas bacterianas aquelas que protegem contra a coqueluche, difteria e tétano. Por terem características muito peculiares, cada vacina deve ser analisada individualmente com relação à possibilidade de combinação.

Vacinas combinadas e vacinas simultâneas

É importante estar atento aos termos “combinado” e “simultâneo”. Por vacinas combinadas entende-se que a aplicação de uma dose já reúne elementos de duas ou mais vacinas em uma única aplicação. Há vacinas duplas, tríplices, tetravalentes, pentavalentes e hexavalentes. Esse método foi criado para simplificar o processo de imunização: é como se você tomasse seis vacinas em uma única aplicação.

Já por vacina “simultânea” entendemos a aplicação de duas ou mais doses em um mesmo dia, utilizando seringas diferentes – e é justamente aqui que responderemos a dúvida do título deste artigo.

No caso de duas vacinas contra vírus atenuados, elas podem ser aplicadas no mesmo dia ou com um intervalo de pelo menos um mês. Então, por exemplo, se você precisa receber a vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e a vacina contra varicela, você pode recebê-las no mesmo dia, ou com pelo menos um mês de diferença. Se for uma vacina de vírus atenuado e uma de bactéria ou vírus inativado, não há nenhuma restrição em relação ao intervalo entre as doses. O mesmo ocorre para duas vacinas de vírus ou bactérias inativadas, não há nenhuma restrição de intervalo entre as doses. A única exceção a essa regra é a vacina de febre amarela, que não deve ser aplicada simultaneamente com outras vacinas.

No caso da vacina contra a Covid-19, as recomendações são para que os pacientes aguardem um intervalo de 14 dias antes e depois da aplicação das doses recomendadas. Já a vacina da gripe pode ser administrada com outras vacinas, exceto a vacina COVID-19.

Por fim, vale lembrar que as vacinas simultâneas não permitem que os profissionais de saúde observem com clareza as possíveis reações de uma vacina. Se você tomar duas vacinas no mesmo dia e tiver dor de cabeça, por exemplo, será difícil identificar qual foi a vacina que provocou esse tipo de reação. Portanto, trata-se também de um cuidado para fins de controle.

Siga sempre as orientações médicas

Seguir as orientações médicas é o ideal em cada situação. Junto a um profissional de saúde, defina quais vacinas são prioritárias para você e, a partir disso, elabore o seu cronograma de vacinação. Respeite os intervalos recomendados e reporte a quem aplica as vacinas qualquer desconforto ou sintoma antes da aplicação.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco