Fale Conosco
Home / Blog / Outubro Rosa: o que é, como surgiu e qual sua importância?

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e qual sua importância?

Atendimento / Especial / 16 de Feb de 2022

A Campanha Outubro Rosa é uma iniciativa internacional que acontece durante todo o mês de outubro. Em linhas gerais, procura fomentar uma conscientização voltada à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres.

Conforme apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o quinto que mais mata no mundo, sendo que, em mulheres, é o que mais causa fatalidades.

Por isso, desde a década de 1990, o movimento tem ganhado força e relevância nas pautas públicas à medida que chama atenção para a necessidade de se frequentar um profissional de saúde regularmente, bem como da realização da mamografia. Além disso, um dos motes da campanha é justamente motivar as mulheres a fazerem o autoexame das mamas.

Qual é o objetivo da Campanha Outubro Rosa?

Como já visto anteriormente, o objetivo geral da campanha é de promover e fomentar uma maior conscientização da população, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e do tratamento da doença.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama acontece à medida que um tumor maligno surge e passa a atacar o tecido mamário em mulheres — é raro, mas pode acontecer em homens, pois estes também possuem glândulas mamárias. Trata-se de um dos tipos mais comuns de câncer que acometem a população.

Assim como outros tipos de câncer, ele se desenvolve a partir de uma modificação dos trechos de molécula de DNA no organismo, provocando uma multiplicação maior que o normal das células anormais, gerando o tumor.

Como e quando a campanha surgiu?

A Campanha Outubro Rosa iniciou-se nos Estados Unidos, na década de 1990. Nesta altura, já durante o mês de outubro, vários estados do país passaram a promover ações isoladas referentes ao câncer de mama e de incentivo à realização da mamografia.

Devido à alta taxa de adesão da população, o Congresso Americano aprovou o décimo mês do ano como o mês nacional (norte-americano) de prevenção ao câncer de mama.

Uma dessas ações, que tomou grandes proporções, foi a Corrida pela Cura, encabeçada pela Fundação Susan G. Komen for de Cure. Neste evento, que aconteceu pela primeira vez em 1990 na cidade de Nova Iorque, um laço cor-de-rosa foi distribuído entre os participantes — objeto que passou a ser o símbolo desta iniciativa.

Anos depois, ainda nos Estados Unidos, várias cidades começaram a fomentar ações dedicadas à prevenção do câncer de mama, já utilizando a nomenclatura “Outubro Rosa”.

Outubro Rosa no Brasil

Em território nacional a campanha passou a ser realizada de forma institucionalizada somente em 2010 por meio do INCA — já existiam, anteriormente, algumas ações isoladas da campanha pelo país.

Desde então, o Instituto tem promovido eventos técnicos, debates e apresentações acerca do tema, além de produzido materiais e recursos educativos para a disseminação de informações sobre a detecção precoce do câncer de mama, bem como de fatores protetores.

Assim, iluminações de rosa em monumentos, prédios públicos, pontes e outros pontos turísticos, a realização de corridas, desfiles e outros eventos, inclusive dentro de organizações, têm acontecido de forma cada vez mais expressiva pelo mundo todo.

Números do câncer de mama no Brasil

Conforme o INCA, no Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer de maior incidência nas mulheres. Só em 2020 foram diagnosticados mais de 66.200 novos casos da doença. Contudo, mesmo com o alto número de casos no Brasil, a taxa de mortalidade pela doença está abaixo da média global.

Mas isto não é algo para se comemorar, afinal, não quer dizer que as brasileiras sofrem menos com a doença — inclusive o Brasil é o país com mais casos no mundo. As taxas de mortalidade mais baixas que a média se verificam por meio dos resultados dos esforços dos sistemas de saúde público e privado que têm salvado vidas.

A relevância do diagnóstico: por que o Outubro Rosa é tão importante?

Assim como os outros cânceres, o câncer de mama pode ser mais ou menos agressivo. O que depende muito disso — inclusive a mortalidade — são o diagnóstico e o tratamento precoces.

Afinal, quanto mais cedo a anormalidade na região das mamas for percebida, maiores são as chances de cura da doença: se detectado o tumor no começo, as chances de cura podem chegar a 95% segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Isso porque os tratamentos que são realizados para eliminar o câncer do organismo apresentam uma efetividade mais alta quando realizados nos estágios iniciais do tumor.

Ainda, de acordo com a Femama, os resultados da campanha Outubro Rosa no Brasil podem ser vistos diretamente nos números de mamografias realizadas nos meses de outubro e novembro de cada ano.

Segundo a Federação, que utilizou dados do Sistema Único de Saúde, em 2019, o mês com menor número de exames realizados foi março (com pouco mais de 229.200 exames). Já os maiores foram outubro e novembro, com mais de 330.200 e 305.700 exames, respectivamente.

Em 2020, face à pandemia da Covid-19, o número de mamografias realizadas em abril foi de apenas 61.357, enquanto que, em outubro e em novembro, os números deram um salto: 218.508 e 258.951, respectivamente.

Tais números mostram o resultado do engajamento das campanhas e mutirões de mamografia que são realizados anualmente por todo o Brasil.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a campanha e por que o Outubro Rosa é tão importante, atente-se à sua saúde e a de sua família. A dica é conversar honesta e abertamente com todos sobre o tema, pois trata-se de um assunto muito importante e que deve chegar ao conhecimento de todos.

Fontes: Outubro Rosa, INCA

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco