Fale Conosco
Home / Blog / Otite

Otite

Atendimento / Especial / 10 de Nov de 2021

Otite

As infecções de ouvido, chamadas otites, são extremamente frequentes na criança e uma das situações que mais preocupam os pais, pois geralmente causam bastante dor e desconforto.

As Otites são divididas em interna, média e externa. A otite interna é uma situação rara. As mais comuns são as otites média e externa.

Otite Média

Normalmente quando alguém fala otite está se referindo a otite média. Ela é uma infecção que ocorre no ouvido médio, ou seja, atrás do tímpano.

A principal causa da otite média é a colonização por bactérias de secreção oriunda do nariz. Ocorre produção de secreção nasal, esta passa do nariz para o ouvido pela trompa de Eustáquio, e acaba sendo colonizada por bactérias, originando a infecção. 

Os sintomas são dor, geralmente intensa, e febre.

O tratamento é com antibióticos orais, não adianta tratar com remédios de pingar no ouvido pois o tímpano impede o remédio de chegar no ouvido médio, onde está a infecção.

Também fazem parte do tratamento analgésicos e antitérmicos orais (caso ocorra febre), e uma limpeza nasal intensa com soro fisiológico, para manter as vias aéreas desobstruídas, facilitando a drenagem da secreção do ouvido.

Caso ocorram otites de repetição, ou seja, as otites comecem a ser frequentes, com 5 ou mais no período de 12 meses, deve ser investigada a causa da frequência elevada de otites. As principais causas que devem ser investigadas são:

  • Rinite alérgica: Na rinite alérgica ocorre uma grande produção de secreção nasal, a qual pode ir para ouvido médio e favorecer a ocorrência de otites.
  • Hipertrofia de Adenóides: As adenóides são semelhantes às amígdalas, e ficam na parte posterior do nariz, podendo favorecer o acúmulo de secreção no ouvido médio.
  • Deficiências Imunológicas: Se a criança apresenta alguma deficiência do sistema imunológico pode ocorrer a tendência a ter otites.

Cada uma dessas causas apresenta um tratamento específico. Cada uma dessas causas será abordada em um post específico sobre o tema.

Otite Externa

As otites externas são infecções do conduto auditivo, entre o pavilhão auricular (orelha) e o tímpano. Ocorrer uma infecção da parede desse conduto, com descamação e inflamação. 

A principal causa é o acúmulo de água no local, por exemplo após frequentar piscinas ou praias.

Os sintomas são dor muito intensa, e não é acompanhada de febre.

Pode ser tratado com antibióticos de pingar no ouvido, pois eles irão agir diretamente no local da infecção. Normalmente esses remédios já apresentam analgésicos locais, mas, se necessário, a criança pode receber analgésicos orais também.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco