Fale Conosco
Home / Blog / Faringite - Amigdalite

Faringite - Amigdalite

Atendimento / Especial / 04 de Nov de 2021

Faringite - Amigdalite (Infecção de Garganta)

As infecções de garganta são muito comuns na infância, é importante os pais entenderem diversos pontos em relação a estes quadros.

As infecções de garganta causam dor local, principalmente para engolir e geralmente cursam com febre, a qual pode ser alta (39º a 40º). Normalmente a criança irá apresentar recusa alimentar, em função da febre e da dor para engolir.

Ao exame físico a garganta encontra-se avermelhada, geralmente com as amígdalas aumentadas. Pode ou não haver presença de pús na garganta, e às vezes há pontos avermelhados no palato (céu da boca).

Estas infecções podem ser causadas por diversos tipos de vírus e também por uma bactéria, os estreptococos do grupo A.

A maioria das infecções de garganta são virais, e desta forma não precisam de antibiótico.

Entre os vírus vale a pena ressaltar o Epstein Barr, causador da Mononucleose, pois cursa com uma febre prolongada.

É importantíssimo ressaltar que não há nenhum sintoma ou sinal no exame físico que determine se a infecção é viral ou bacteriana. Desta forma, as duas podem apresentar febre alta, e podem ou não apresentar pus nas amígdalas.

Como as infecções bacterianas requerem o uso de antibiótico, é fundamental identificar se o agente causador é vírus ou bactéria. 

Para isso, faz-se um exame laboratorial chamado de Teste Rápido para estreptococos do grupo A. Esse exame é realizado através de um swab orofaríngeo. Coloca-se um palito com um algodão na ponta e encosta-se na garganta, depois coloca-se este algodão em uma solução e uma fita com um reagente que irá indicar se a infecção é viral ou bacteriana. O exame fica pronto em 15 minutos.

Se a suspeita for de Mononucleose o médico solicitará um exame de sangue. Caso a infecção for bacteriana será necessário a utilização de antibióticos.

Tanto para as infecções virais como para as bacterianas o tratamento inclui antitérmicos e analgésicos como Dipirona, Paracetamol ou Ibuprofeno, os quais vão ajudar a baixar a febre e melhorar a dor. 

NÃO DEVEM SER DADOS ANTIINFLAMATÓRIOS, pois estes podem piorar o quadro. O motivo para isso é que para combater os microrganismos que estão causando a infecção, seja viral ou bacteriana, é fundamental que ocorra um processo inflamatório. Se dermos um antinflamatório e tirarmos a inflamação os microrganismos crescem livremente e pode ocorrer uma piora da infecção e até mesmo uma disseminação do quadro com septicemia. 

Dependendo da idade da criança podem ser usados sprays com analgésico, aplicando-se diretamente na garganta 10 minutos antes das refeições, para ajudar na alimentação. Mesmo assim sabemos que a criança não vai aceitar bem a alimentação, não deve-se forçar a criança a comer, mas deve-se insistir na ingestão de líquidos, para manter a hidratação. 

Conclusões

As infecções da garganta são comuns na criança.

Cursam com:

  • Febre
  • Dor local, principalmente ao engolir
  • A garganta fica avermelhada, as amígdalas inchadas e pode haver presença de pus.

Nenhum sintoma ou sinal no exame físico indica se a infecção é viral ou bacteriana. Deve ser feito o teste rápido para estreptococos do grupo A para definir se trata-se de vírus ou bactéria. Se for bacteriana há necessidade de antibiótico

O tratamento consiste em antitérmicos e analgésicos.  Dependendo da idade da criança podem ser aplicados Sprays com analgésicos de ação local.

Não devem ser usados antiinflamatórios.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco